Os livros estão em todos os lugares

A Avenida Paulista é a mais famosa da capital paulista. Muitas pessoas que circulam nesse cartão-postal da cidade nem imagina os segredos escondidos debaixo da avenida.

Quem circula pela região da Paulista está sempre em movimento. Mas uma galeria subterrânea para pedestres, cheia de recortes de revistas e jornais, é pouco movimentada porque talvez as pessoas tenham medo do que encontrarão quando chegarem ao final. “As pessoas podem sair do trânsito, do barulho lá de cima e fazer esse caminho, ver um livro, uma exposição”, explica a livreira Cristina Pessoa.

Um sebo de livros no subterrâneo foi novidade para a dona de casa Marlene Silva. “A gente vai descer nesse lugar, mas não é perigoso?”, questionou. O túnel para pedestres é chamado de passagem literária da Consolação. Mas há espaços menos poéticos escondidos sob os pés de quem frequenta a Paulista. “Um dos espaços é o subsolo de uma área que foi desapropriada da parte do piso da Paulista para o alargamento da pista”, diz Antônio Carlos Franchini Ribeiro, da Associação Paulista Viva.

Em um dos locais mais valorizados da capital, cerca de 11,5 mil metros quadrados de espaços subterrâneos estão vazios. “Poderiam ser galerias e cinemas. Em outras capitais do mundo há espaços subterrâneos utilizados para algum ambiente cultural”, completa Ribeiro.

Do vazio para o subsolo por onde 270 mil pessoas passam todo dia. “O trânsito que a gente tem é muito complicado. Então, é melhor ir por debaixo da terra mesmo”, diz o pedestre. A viagem subterrânea foi feita por três estações de Metrô de dentro da cabine do operador do trem. De repente, o corredor estreito vira uma avenida de mão dupla. Mas a escuridão é interrompida pelas luzes da próxima estação.

Mas para o aposentado Rafael Barbosa, de 71 anos, a estação é como se fosse uma praça, onde a lógica do tempo é outra. “Enquanto não terminar a reportagem, eu fico”, diz.

Muito interessante! Imagine só quantos locais públicos abandonados existem em nossas cidades hoje, e que poderiam estar endo usados desta forma?

Fonte: Portal G1

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s