Relatório de pesquisa em Inovação em Biblioteconomia (13/10/14)

Ao longo do dia, o que mais se comentava na rede social Twitter, era sobre Edward Snowden, e dicas sobre proteção de arquivos na internet, assim como debates sobre o uso de algumas redes de armazenamento como Dropbox, e como os arquivos não se encontram protegidos nesses sites.

Relacionado a esse tema, uma das notícias interessantes que surgiu hoje foi sobre a Associação de Bibliotecas Americanas, e sua persistência ao exigir que a Adobe seja investigada mais a fundo, por transmissão não criptografada de dados de leitores das bibliotecas por meio de seu programa Adobe Digital Editions 4 (http://www.digitalbookworld.com/2014/ala-confronts-adobe-on-ebook-data-gathering/).

Fugindo um pouco do tema de privacidade na internet, o site The Economist, apresenta um texto interessante dividido em 5 capítulos, sobre as mudanças de formatos das plataformas de leitura. Conta sobre o início, o pergaminho, a chegada dos livros, e a presença cada vez mais marcante dos ebooks presentes nos mercados do mundo, como fonte de leitura e alternativa para novos tipos de “livros”. Mostra também suas vantagens, como a maior interação com os livros, o reaparecimento dos autores que publicam seus livros sozinhos, e que vem ganhando espaço no mercado através dos ebooks (http://www.economist.com/node/21623373). Ainda sobre a temática de ebooks, em outro tweet, nos foi apresentado um “debate” sobre a presença dos livros digitais, e a mudança que está ocorrendo para as editoras, e como o interesse e presença de empresas de um mercado diferente, como a Ubisoft (empresa de jogos para video games), pode mudar o mercado editorial de livros no futuro (http://www.bloomberg.com/news/2014-10-12/print-alive-and-kicking-at-frankfurt-book-fair-feting-digital.html).

Para finalizar, temos um site com um apanhado de links muito interessantes sobre o mundo das bibliotecas, que foi atualizado ainda hoje (http://www.americanlibrariesmagazine.org/blog/latest-library-links-october-13-2014)

Os links aqui comentados, e outros conteúdos sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessados no Twitter do Abserva Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s