Relatório de pesquisa em Inovação em Biblioteconomia (15/10/14)

Quando se pensa em inovação tecnologica no campo da biblioteconomia, e leitura, logo se pensa no ebook. A chegada do ebook foi um dos grandes fatores que influenciaram a busca por inovações, e uma modernização das bibliotecas, para tornar mais atrativa e atualizada nas questões de busca de informações. Com essa chegada dos ebooks, e, pela aquisição de livros para leitura nesses aparelhos ser feita através de empresas online, muitas coisas foram identificadas por usuários de tais suportes.

Estamos no meio da semana, e o que mais te circulado e aparecido no twitter, sobre inovação, são os casos de privacidade. Empresas que adquirem informações sobre usuários através de suas compras de ebooks, ou até mesmo através da leitura dos mesmos em seus aparelhos, devido a presença da internet sem fio, são tema constante, atual, e muito debatido. Hoje, novamente, me encontrei cercado por diversas publicações a respeito. Chamo atenção aqui para a publicação no OIF Blog. No tweet em que tal link foi disponibilizado, a usuária colocou: “E-books and Privacy …. Again.” Nessa postagem, ela nomeia alguns casos que ocorreram e também sobre a briga da ALA, ja comentada aqui em relatórios passados, e casos menos conhecidos (http://www.oif.ala.org/oif/?p=5182).

Outro tema que também é bastante comentado e debatido, são as leis de Copyright. Principalmente na questão de bibliotecas trabalhando com empréstimo de livros digitais, isso é algo que vem sendo discutido, devido ao medo de algumas editoras e autores, de terem seus trabalhos pirateados, visto que o mesmo já ocorre apenas com a venda dos mesmos. Nessa postagem do NewYorker podemos ver algo relacionado a isso (http://www.newyorker.com/magazine/2014/10/20/crooner-rights-spat).

Sobre web 2.0 e a relação dos livros digitais com o processo de ensino e aprendizado infantil, temos uma apresentação de slides, sobre as bibliotecas escolares da Argentina, comentando várias praticas e a modernização que ocorreu nos suportes para livros digitais (http://www.scoop.it/t/bibliotecas-escolares-argentinas/p/4029906357/2014/10/15/el-libro-de-texto-digital-camino-hacia-el-aprendizaje-personalizable).

Finalizando, mais um link atualizado com postagens importantes e interessantes para o mundo das Bibliotecas (http://www.americanlibrariesmagazine.org/blog/latest-library-links-october-15-2014).

Os links aqui comentados, e outros conteúdos sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessados no Twitter do Abserva Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s