Relatório de pesquisa em Inovação em Biblioteconomia (27/10/14)

Dando prosseguimento em minhas pesquisas pela rede social twitter, percebi que, a maioria das postagens hoje encontradas, estavam abordando o futuro das bibliotecas, com a chegada de inovações tecnológicas, e possíveis adaptações no ambiente da instituição para o recebimento e atendimento de novos usuários.

Primeiro, temos uma pesquisa, realizada pelo “FutureBook Digital Census” que percebeu que, os usuários que fazem uso de e-books estão preferindo os tablets ao invés dos e-readers especializados, como Kindle da Amazon, por exemplo (http://www.thebookseller.com/news/futuebook-census-shows-shift-tablets).

Ainda sobre o futuro dos suportes de leitura, temos uma nova maneira de ler livros, que foi desenvolvido pelo MIT Media Lab, que tem como objetivo fazer com que o usuário que está lendo o livro sentir, literalmente, as emoções presentes nas páginas dos livros. Isso será possível devido a tecnologia que envolve o livro, e a uma roupa especial (http://blogs.kqed.org/mindshift/2014/02/is-this-the-future-of-reading-mits-experimental-sensory-book/).

Para finalizar, um site apresenta 4 maneiras que bibliotecas acadêmicas estão usando para se adaptar para o futuro, seja em tecnologia, estrutura, ou atitude (http://www.fastcoexist.com/3036939/4-ways-academic-libraries-are-adapting-for-the-future).

Os links aqui comentados, e outros conteúdos sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessados no Twitter do Abserva Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s