Relatório de pesquisa em Inovação em Biblioteconomia (04/11/14)

Hoje, em minhas pesquisas na rede social Twitter, pude perceber que, o que mais se comentou durante o dia, foi sobre o formato de livro digital. Estou dando prosseguimento a procura de novos usuários que sejam relevantes para a pesquisa, para conseguir um maior número de informações sobre Inovação em Biblioteconomia.

Começo por uma postagem que me chamou a atenção, um vídeo sobre apps para bibliotecários, úteis para poder ajuda-los de diversas maneiras durante o seu serviço nas bibliotecas (http://stephenslighthouse.com/2014/11/01/apps-for-librarians-digital-literacy-with-mobile-apps/).

Com a chegada de ebooks, e do uso cada vez mais constante de suportes digitais para a leitura, é preciso pensar de que maneira as bibliotecas podem se inserir nesse mercado, com o empréstimo de livros digitais, e a disponibilidade de acervos online. Exitem diversos sites hoje em dia que são conhecidos, superficialmente pelo publico em geral, de “Netflix de livros”, que realizam empréstimos de livros digitais para diversas plataformas digitais de leitura. É possível aprender com tais empresas e adaptar a estrutura das Bibliotecas para que funcionem de maneira similar (http://www.xataka.com/libro-electronico/todo-lo-que-puedas-leer-comparamos-los-principales-servicios-de-lectura-en-tarifa-plana).

A partir do II Congreso del Libro Electrónico, examina-se a importância e como são vistos os livros eletrônicos, de maneiras diferentes pelos bibliotecários, editoras, livrarias e para os leitores (http://www.comunidadbaratz.com/blog/editoriales-librerias-y-bibliotecas-en-la-senda-del-libro-electronico?utm_source=HS). Em outra postagem também, pode visto tal análise da diferença dos livros digitais na visão de cada vertente (http://www.julianmarquina.es/libro-electronico-mucho-miedo-y-pocas-nueces/).

Para finalizar, temos uma postagem que apresenta as 10 areas que mais vão mudar nas bibliotecas espanholas, apresentado em um trabalho chamado: “Tendencias 2020: Las diez áreas que más van a cambiar en nuestras bibliotecas” (http://www.julianmarquina.es/las-10-areas-que-mas-van-a-cambiar-en-nuestras-bibliotecas/).

Os links aqui comentados, e outros conteúdos sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessados no Twitter do Abserva Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s