Relatório de pesquisa em Inovação em Biblioteconomia (05/11/14 e 06/11/14)

Devido ao pouco conteúdo relevante encontrado no dia 05/11 e 06/11, eu resolvi fazer uma única postagem para ambos.

Um indice realizado mostra que existe uma biblioteca para cada 33 mil habitantes no Brasil. Os dados recolhidos mostram, inclusive, que o Rio de Janeiro possui a pior taxa, com mais de 50 mil habitantes para cada biblioteca. Mesmo após cinco anos, e a criação de mais bibliotecas, os indices continuam os mesmos. Aparentemente, a população cresce em um número maior que a expansão das bibliotecas. Além disso, muitas das bibliotecas que são listadas no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, do Ministério da Cultura, estão fechadas (http://www.livrosepessoas.com/2014/11/04/brasil-tem-uma-biblioteca-publica-para-cada-33-mil-habitantes/).

Em Moscow, foi criada uma biblioteca virtual de literatura clássica russa na estação de metro. Ao escanear o código do livro, o usuário pode fazer download de graça do livro digital que escolher, como um empréstimo da biblioteca. O serviço ainda está em testes, mas pretende estar em todas as estações do metrô de Moscow em breve (http://www.infodocket.com/2014/11/05/ebooks-underground-moscow-metro-opens-virtual-library-of-russian-classical-literature/).

O co-criador do site Olyster, de acervo de livros digitais para uso mediante assinatura, defende em intrevista, porque acha que o futuro dos livros digitais está nos celulares, e não nos tablets (http://www.theverge.com/2014/11/5/7156767/oyster-willem-van-lancker-interview-future-of-books).

Por último, o manifesto do “Libraries Serving Persons with Print Disabilities”, que destaca a importância de acervos, serviços, coleções, para pessoas com essa deficiência, para que elas possam ter um maior acesso à informação, algo que está em falta hoje em dia (http://www.americanlibrariesmagazine.org/article/promoting-access-blind-and-visually-impaired-patrons).

Os links aqui comentados, e outros conteúdos sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessados no Twitter do Abserva Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s