Twitter nos últimos dias: Empréstimos, Unesco, BBC 6 Music, e Publicações na França (17/11/14)

Em minhas recentes pesquisas pela rede social Twitter, encontrei algumas notícias interessantes, e outras que vem sido bastante comentadas e que são de grande importância para o campo acadêmico, assim como para os países.

Em seu site, Julian Marquina lista 12 coisas que podem ser emprestadas em algumas bibliotecas, que são de pouco conhecimento, como por exemplo: lupas, notebooks, entre outros.

 Lançado na semana passada, em uma iniciativa da Unesco, foram disponibilizados na internet, coleções de livros, artigos e vídeos voltados para a educação científica. O site foi chamado de Biblioteca Mundial da Ciência, e tem como objetivo não apenas disponibilizar conteúdo para usuários, como também promover uma experiência de aprendizagem compartilhada.

Um artigo do site The Independent, fala sobre um evento de duas semanas chamado BBC 6 Music que celebra o papel central da biblioteca como fonte de inspiração para gerações de artistas. Nesse artigo, podemos ver a visão de alguns músicos sobre a importancia das bibliotecas, e suas visões, por exemplo, sobre algo que é bastante discutido, que é “acervo digital X acervo físico”.

Um tema que já vem a algumas semanas sendo muito comentada, é sobre os preços absurdos das publicações de artigos que são vendidas às universidades. Na frança, os jornais que apresentam as novas pesquisas e artigos, que são comprados pelas universidades, custam muito caro. A aquisição dessas publicações é de valor altíssimo para as instituições. O dinheiro para a compra desses jornais vem do povo, por ser uma instituição pública. Apesar de pagarem pelas publicações, poucas pessoas podem ter acesso à essas informações. E, pior ainda, não apenas pagam pela compra das publicações, como também pagam valores que serão utilizados para financiar pesquisas de funcionarios contratados da instituição. Ou seja, a universidade usa o dinheiro público para financiar pesquisas, que depois serão vendidas pelos autores às editoras que, mais tarde, venderão a publicação do artigo, junto com outros, para a própria universidade. O que vem sendo muito debatido na internet recentemente é a questão da politica de livre acesso à esses documentos, visto que as publicações são muito caras e consomem muita verba da universidade. Até mesmo para os autores, de certo modo, é vantajoso não publicar em tais revistas, pois podem depois, reutilizar seus artigos para uso futuro, mantendo assim em sua posse, os direitos autorais de publicação.

As notícias aqui comentadas, e outras sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessadas no Twitter do Abserva Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio

Referências:

MARQUINA, Julián. 12 cosas que quizás no sabías que se podían prestar desde las bibliotecas. [S.l.]: 7 jul. 2014. Disponível em: <http://www.julianmarquina.es/12-cosas-que-quizas-no-sabias-que-se-podian-prestar-desde-las-bibliotecas/?utm_source=HS>. Acesso em: 10 nov. 2014.

COSTA, Vera Rita da. Biblioteca Mundial da Ciência. [S.l.]: 12 nov. 2014. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2014/11/biblioteca-mundial-da-ciencia>. Acesso em: 13 nov. 2014.

SHERWIN, Adam. Make more Elbow room for the nation’s libraries, says Guy Garvey. [S.l.]: 9 nov. 2014. Disponível em: <http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/books/news/make-more-elbow-room-for-the-nations-libraries-says-guy-garvey-9849304.html>. Acesso em: 10 nov. 2014.

France prefers to pay (twice) for papers by its researchers. Open Access, 11 nov. 2014. Disponível em: <http://blog.okfn.org/2014/11/11/france-prefers-to-pay-twice-for-papers-by-its-researchers/>. Acesso em: 15 nov. 2014.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s