Twitter nos últimos dias: E-books por assinatura, Bitlit e Elsevier, conteúdo digital, e bibliotecas e universidades peruanas nas redes sociais (25/11/14)

Com a popularização dos e-books cada vez maior, e o sucesso que as empresas de acesso por assinatura como Netflix, Spotify, vem obtendo, algumas empresas resolveram criar serviços parecidos para o acesso a livros. Sites como Amazon e Scribd e Oyster resolveram dar inicio a esse sistema de “empréstimo” de livros digitais por um preço fixo, onde o usuário paga um preço único por mês, e tem acesso a mais de mil livros, quando quiser, onde quiser, e quantas vezes quiser. Porém, a chegada desse novo serviço deu inicio a um debate: será que leitores querem um serviço como esse? Tom weldom, CEO da Penguin Random House UK, por exemplo, acha que esse sistema de sites por assinatura não é um modelo de comercio viavel.

Ainda sobre e-books, o site/app BitLit criou parceria com a editora Elsevier, para a publicação de 5 mil titulos que serão colocados a disposição do usuário em seu app. O site BitLit oferece um sistema de aquisição de e-books para usuários que ja possuem o livro fisico, mas querem le-lo em seus dispositivos digitais. O usuário então tira uma foto da capa do livro, para ver se ele está no site, e a seguir, tira uma foto da parte de dentro do livro, com seu nome escrito, provando que ele realmente é dono daquela edição. A seguir, o e-book é adicionado a sua biblioteca do app, e ele pode envia-lo para seu android, ios, kobo ou kindle, por exemplo. A empresa possui acordo com 200 editoras. Algumas dão o livro de graça, enquanto outras cobram em torno de $2 por livro. Da mesma maneira, algumas editoras oferecem o livro com DRM-free, porém outras mantém a DRM no e-book.

Sobre ferramentas e conteúdo digital, a British Library Digital Scholarship promoveu uma pesquisa para  saber como os usuários de bibliotecas interagem e usam os conteúdos digitais que são oferecidos pela instituição. Foram entrevistados um total de 1.649 usuários, que ajudaram a analisar as tendências e determinar que conteúdos, ferramentas, e serviços precisam ser priorizados e tornados mais acessíveis em resposta às necessidades dos usuários.

Para concluir, em relação a mídias sociais, o site Infotecários publicou uma postagem analisando a presença das Universidades e Bibliotecas universitárias peruanas no Facebook e Twitter. O resultado das pesquisas pôde ser obtido por meio de estudos das empresas de monitoramento online Quantico Trends y FuturoLabs. 

As notícias aqui comentadas, e outras sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessadas no Twitter do Abserva Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio.

Referências:

 KOZLOWSKI, Michael. eBook Subscription Services are Not Viable. [S.l.]: 14 nov. 2014. Disponível em: <http://goodereader.com/blog/e-book-news/ebook-subscription-services-are-not-viable?et_mid=703981&rid=241007382>. Acesso em: 17 nov. 2014

HOFFELDER, Nate. Elsevier Gets into Print/Digital Bundling in a Huge Way, Signs with BitLit. [S.l.]: 20 nov. 2014. Disponível em: <http://the-digital-reader.com/2014/11/20/elsevier-gets-printdigital-bundling-huge-way-signs-bitlit/#.VHTYKNLF9uB>. Acesso em: 21 nov. 2014.

PRICE, Gary. Findings: British Library Scholarship Survey Provides Look at How Library Users Engage with BL’s Digital Content. [S.l.]: 19 nov. 2014. Disponível em: <http://www.infodocket.com/2014/11/19/results-british-library-scholarship-survey-provides-look-at-how-users-engage-with-bls-digital-content/>. Acesso em: 20 nov. 2014.

AQUINO, Silvana. Presencia en Facebook y Twitter de las universidades y bibliotecas universitarias peruanas. [S.l.]: 18 nov. 2014. Disponível em: <http://www.infotecarios.com/presencia-en-facebook-y-twitter-de-las-universidades-y-bibliotecas-universitarias-peruanas/>. Acesso em: 20 nov. 2014.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s