Inovações em Biblioteconomia: Uso de tecnologias inovadoras

Durante a semana, tenho percebido algumas coisas interessantes sobre inovação em biblioteconomia. Para aborda-las, irei tratar cada notícia como uma informação separada para que os assuntos não se misturem e fiquem embolados. Na primeira parte postada hoje, irei tratar sobre o uso de tecnologias defasadas nas bibliotecas e o risco que isso pode oferecer para a instituição.

Com a tecnologia evoluindo cada dia mais, e as ferramentas usadas no dia a dia sendo inseridas nesse contexto, é preciso inovar certos sistemas de modo que possam atender adequadamente ao seu público. Empresas que se deixam levar por orgulho ou medo da evolução acabam ficando para trás e são substituídas por alternativas mais adequadas à época em que se encontram.

Em um artigo no site Clip,  nos são apresentadas companhias que foram deixadas para trás no mercado de trabalho devido a sua insistência em tecnologias defasadas. São citadas por exemplo, empresas grandes como Kodak e Blockbuster. Isso ocorreu porque ambas não conseguiram se adequar às inovações tecnologicas da época, o levou à substituição por um serviço mais moderno.

As bibliotecas, em geral, fazem uso de tecnologias defasadas no seu sistema. No artigo, fica claro de notar que para a sobrevivência das bibliotecas, é preciso que ela se faça necessária. Que ela seja um atrativo para jovens e adultos através de mudanças nos seus serviços. É preciso inovar seu ambiente, e reformar sua estrutura para que ela continue cumprindo sua principal função adequadamente, a de difusão e fomentação da leitura.

Por fim, o artigo apresenta dicas de como inovar na biblioteca para evitar que a instituição se torne desnecessária e defasada demais para o uso, e seja assim, deixada para trás.

As notícias aqui comentadas, e outras sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessadas no Twitter do Abserva Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio.

Referências

WIDDOWSON, Jacquie. Can libraries survive disruptive technologies? [S.l.]: 08 dez. 2014. Disponível em: <http://www.cilip.org.uk/cilip/blog/can-libraries-survive-disruptive-technologies>. Acesso em: 10 dez. 2014

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s