Biblioteca Digital

Com a evolução das tecnologias, o acesso à livros e informações se tornou mais rápido e mais fácil. Apesar disso, não são todas as pessoas hoje em dia que tem acesso à internet, ou possuem um computador para seu uso próprio.

Antigamente, as bibliotecas, maior fonte de informação da época, viviam sua era de ouro. Para fazer pesquisas, ou adquirir um livro, os usuários iam ate a sua biblioteca púbica mais próxima e passavam horas la. Com a popularização da internet, as idas à biblioteca para pesquisas passaram a ficar menos constantes, visto que, na internet, o conteúdo procurado estava muito mais próximo. As bibliotecas então passaram a ser utilizadas mais por pessoas que não possuíam computadores, ou usuários que já estavam acostumado com o seu ambiente e maneiras de realizar a pesquisa.

Apesar disso, como comentado no inicio, não são todos que podem ter um computador ou acesso a internet. Com esse pensamento e outros em mente, surgiu a ideia de criar uma biblioteca digital. Essa Biblioteca teria em sua estrutura e-readers para leitura de livros em acervos digitais, assim como computadores para acesso à internet, pesquisas, realização de trabalhos entre outros.

A BiblioTech, primeira biblioteca inteiramente digital nos Estados Unidos, foi inaugurada em Bexar Country, no Texas em 14 de setembro de 2013. O objetivo dessa biblioteca era de criar pontes entre literatura e tecnologia em Santo Antonio e nas proximidades, estabelecendo a presença de uma comunidade em locais físicos, assim como uma presença online através das coleções e recursos digitais. De acordo com o site, a BiblioTech oferece 500 e-readers, sendo 100 ja carregados com conteúdo e uso personalizado para crianças, 50 computadores, 25 notebooks e 25 tablets para serem utilizados dentro da instituição.

A criação de bibliotecas desse tipo é uma grande inovação para a biblioteconomia. Além de valorizar as bibliotecas no mundo moderno, recheado de tecnologias, ela gera uma nova gama de atribuições aos bibliotecários. Esses devem ficar atentos à outras inovações e melhorias que podem realizar no seu modo de trabalho, para que o atendimento nesse novo modelo de bibliotecas se torne cada vez melhor.

 As notícias aqui comentadas, e outras sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessadas no Twitter do Abserva Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio.

Referências

PRICE, Gary. BiblioTech: The First All-Digital Public Library in U.S. Opens One Week From Today in Bexar County, Texas. [S.l.]: 07 sep. 2013. Disponível em: <http://www.infodocket.com/2013/09/07/bibliotech-the-first-all-digital-public-library-in-u-s-opens-one-week-from-today-in-bexar-county-texas/>. Acesso em: 16 dez. 2014

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s