Pesquisa no Twitter: Música na Biblioteca, Espaço jovem de Boston, “Little Free Library”, e o Futuro do Bibliotecário

As bibliotecas estão sempre procurando novas maneiras de inovar seus serviços e melhorar a maneira que administram seu acervo.

A biblioteca pública de Edmonton vai começar a oferecer, em abril, músicas de graça para download, de músicos locais. Ao todo, 50 albuns estatão disponíveis de graça quando a gravadora Capital City for lançada. Os usuários terão acessos a posters digitalizados e playlists. De acordo com Alex Carruthers, o visionário por trás da gravadora Capital City, essa é uma oportunidade para usar essa nova tecnologia como uma vantagem para aproximar as pessoas da cultura histórica.

A fundação da Biblioteca pública central de Boston recebeu o equivalente a 488 mil dólares da fundação Highland Street, para apoiar novas e maiores programas de tecnologia no novo espaço central jovem, que vai abrir no final de Fevereiro na Biblioteca de Boston. Essa doação vai dar apoio durante três anos à fundação, e aos suas duas novas posições: um coordenador de tecnologia jovem, e um bibliotecário de tecnologia jovem.

O sistema da Biblioteca de Montgomery County pretende adicionar um novo item para empréstimo em breve. O novo serviço consta em realizar o empréstimo de uma mini biblioteca, chamada “Little Free Library”. Essa mini biblioteca seria então colocada na vizinhança, em frente a algum comércio. Esse movimento começou com Todd Bol e Rick Brooks em Wisconsin, em 2009. Esse serviço ajudaria a disseminar a ideia de troca de materiais de leitura e fortalecer a ideia de comunidade. Os fundadores do projeto inspiraram desde 2012, mais de 15 mil Mini Bibliotecas em vizinhanças ao redor do mundo.

Por último, a Universidade de Southern California, criou um infográfico com uma visão das carreiras em bibliotecas e na área de ciência da informação. Essa pesquisa buscava mostrar para profissionais dessa área, os setores mais valorizados hoje e no futuro, assim como apresentar a porcentagem de funcionários do sexo masculino e feminino em cada função.

As notícias aqui comentadas, e outras sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessadas no Twitter do Abserva Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio.

 

Referências

PRICE, Gary. Listen Here: Edmonton Public Library Will Begin Offering Free Downloads of Music by Local Musicians in April[S.l.]: 28 jan. 2015. Disponível em: <http://www.infodocket.com/2015/01/28/listen-here-edmonton-public-library-will-start-offering-free-downloads-of-music-by-local-musicians/>. Acesso em: 29 jan. 2015

PRICE, Gary. Boston Public Library Receives $480,000 For New and Expanded Teen Technology Programs[S.l.]: 22 jan. 2015. Disponível em: <http://www.infodocket.com/2015/01/22/boston-public-library-receives-480000-for-new-and-expanded-teen-technology-programs/>. Acesso em: 22 jan. 2015

PEYTON, Lindsay. Library offers new way to share books[S.l.]: 13 jan. 2015. Disponível em: <http://www.chron.com/neighborhood/woodlands/news/article/Library-offers-new-way-to-share-books-6012872.php>. Acesso em: 21 jan. 2015

JOHNSON, Hannah. Infographic: Future of Library and Information Science Jobs[S.l.]: 20 jan. 2015. Disponível em: <http://publishingperspectives.com/2015/01/infographic-future-library-information-science-jobs/>. Acesso em: 25 jan. 2015

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s