Pesquisa no Twitter: Bibliotecários para seguir, auxilio à desabrigados.

Nos Estados Unidos, diversas bibliotecas passaram a servir a população não apenas como fonte de informação, mas como abrigo, e centro de socialização para moradores de rua e desempregados. Devido a grande presença de desabrigados nas bibliotecas, os gestores resolveram colocar a disposição, serviços e funcionários não tão comuns para esses estabelecimentos.

Na Biblioteca Pública de Denver, por exemplo, funcionários do Centro comunitário de tecnologia vão duas vezes por ano à um abrigo feminino para ensinar aos moradores de lá como usar o computador para procurar emprego, e para adquirir um cartão da biblioteca. Em São Francisco, um assistente social foi contratado em 2009. Esse programa fez tanto sucesso, que 150 ex-desabrigados receberam residência permanente. Na Biblioteca Pública de Dallas, moradores de rua e funcionários se reúnem duas vezes ao mês para tomar um café e conversar. Em Washington, Jean Badalamenti também é um dos primeiros assistentes sociais a ser contratado por uma biblioteca pública, enquanto que, a Biblioteca Pública de Pima County foi a primeira a contratar uma enfermeira de saúde pública.

Existem vários outros casos, mas o que pode-se perceber é que as bibliotecas públicas desses lugares tiveram que se adequar às necessidades da sua população. Com isso, elas puderam oferecer serviços que atendessem a procura de seus usuários.

Para concluir, encontrei em minhas pesquisas um site com alguns bibliotecários blogueiros que são influentes no meio online a respeito de informações e notícias, além de comentários e dicas sobre biblioteconomia e ciência da informação. Um material que pode servir de grande utilidade para estudantes e profissionais da área.

As notícias aqui comentadas, e outras sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessadas no Twitter do Abserva Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio.

Referências

FOX, Sandi. From nurses to social workers, see how public libraries are serving the homeless[S.l.]: 28 jan. 2015. Disponível em: <http://www.pbs.org/newshour/rundown/see-libraries-across-country-serving-homeless/>. Acesso em: 04 fev. 2015

SCARDILLI, Brandi. Five Librarian Bloggers to Follow[S.l.]: 03 feb. 2015. Disponível em: <http://newsbreaks.infotoday.com/Spotlight/Five-Librarian-Bloggers-to-Follow-101614.asp>. Acesso em: 04 fev. 2015

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s