Pesquisa no Twitter: 10 problemas para a tecnologia da informação em 2015, e Open Access

Todo começo e fim de ano são criadas diversas listas sobre os mais variados assuntos. No mundo da biblioteconomia não é diferente. Em janeiro, a EDUCAUSE lançou uma lista de 10 problemas para a tecnologia da informação em 2015. A lista fala sobre vários temas que foram comentados em 2014 e que vem crescendo cada vez mais de sua origem até os dias atuais. A lista fala sobre:

  1. Alternate Higher Education
  2. Shifting Staff
  3. ACRL Information Literacy Framework
  4. Transition to Openness
  5. Digital Education
  6. Accessibility
  7. Library Space
  8. Ebooks
  9. Student Data
  10. Leadership

O site também comenta a causa, e o que esse problema pode proporcionar, nesse novo ano que estamos começando, para a tecnologia de informação.

Um dos tópicos listados acima foi o do Open Access. Esse tema tem sido bastante abordado e debatido em 2014 e sem dúvidas vai continuar por mais algum tempo. Em uma notícia recente, três novas editoras irão se juntar ao projeto OAPEN, uma biblioteca que contém livros acadêmicos para acesso gratuito, a maior parte nas áreas de humanas e ciências sociais. Esse projeto trabalha com as editoras para criar uma coleção de qualidade de livros de Acesso Aberto, e disponibilizar serviços para editoras, bibliotecas e financiadores de projetos em áreas de disseminação, promessa de qualidade e preservação digital.

As notícias aqui comentadas, e outras sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessadas no Twitter do Abserva Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio.

Referências

BELL, Steven. Top 10 Academic Library Issues for 2015. Bell Tower, 18 fev. 2015. Disponível em: <http://lj.libraryjournal.com/2015/02/opinion/steven-bell/top-10-academic-library-issues-for-2015-from-the-bell-tower/>. Acesso em: 20 fev. 2015

PRICE, Gary. Open Access Books: Three New Publishers Join OAPEN & New Pilot Project in Switzerland and Germany[S.l.]: 18 fev. 2015. Disponível em: <http://www.infodocket.com/2015/02/18/open-access-books-three-new-publishers-join-oapen-and-new-pilot-project/>. Acesso em: 20 fev. 2015

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s