Pesquisa no Twitter: Falta de formato para Kindle no Overdrive, e Nativos da era digital preferem ler livros impressos

O site Goodereader publicou uma postagem que fala sobre a preocupação que as bibliotecas ao redor dos Estados Unidos estão tendo a respeito da falta de livros do Overdrive que estão disponíveis no formato do Kindle. A maior parte das publicações disponíveis para Kindle são de editoras menores. Pela ferramenta Overdrive ser uma grande facilitadora para a aquisição de e-books, audiobooks, e videos para bibliotecas, a falta de formato para Kindle tem deixado os bibliotecários receosos, até porque, a Overdrive é a unica companhia que oferece e-books em formato Kindle. É uma situação complicada para as bibliotecas. Como comprar livros para suas instituições se os formatos não são lidos por seus leitores digitais? Essa é uma questão que tem preocupado as bibliotecas americanas.

Outra reportagem muito interessante a respeito de livros digitais foi publicada pelo Washington Post. A matéria procura explicar porque as pessoas nascidas na era digital preferem ler livros impressos ao invés de livros digitais. Isso é algo inesperado. Imaginava-se que, por estarem rodeados e acostumados com a tecnologia durante todo o seu crescimento e desenvolvimento, o formato digital lhes seria mais agradável. Porém, conforme mostram estudos, os jovens se sentem mais confortaveis utilizando livros impressos. “Eu gosto de segura-lo. Ele não desliga. Ele não faz barulhos.” disse Schembari, um dos garotos entrevistados para a matéria.

As notícias aqui comentadas, e outras sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessadas no Twitter do Abserva Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio.

Referências

KOZLOWSKI, Michael. Libraries Are Concerned About the Lack of New e-books in the Kindle Format. [S.l.]: 23 fev. 2015. Disponível em: <http://goodereader.com/blog/digital-library-news/libraries-express-concern-over-kindle-e-book-titles-from-overdrive>. Acesso em: 26 fev. 2015

ROSENWALD, Michael S. Why digital natives prefer reading in print. Yes, you read that right [S.l.]: 22 fev. 2015. Disponível em: <http://www.washingtonpost.com/local/why-digital-natives-prefer-reading-in-print-yes-you-read-that-right/2015/02/22/8596ca86-b871-11e4-9423-f3d0a1ec335c_story.html>. Acesso em: 25 fev. 2015

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s