Pesquisa no Twitter: Serviço de E-Lending chega às Bibliotecas Japonesas

Seguindo exemplos vistos nas bibliotecas americanas, o Japão lançou um serviço de empréstimo digital com iniciativa própria. Apesar de apenas trinta e três bibliotecas terem algum conteúdo digital com ebooks, a grande escala de empréstimos que tem se espalhado por várias bibliotecas são notáveis. Muitos usuários das bibliotecas aceitaram de maneira rápida o sistema de empréstimo de ebooks. Algumas Bibliotecas tem até adquirido o novo sistema graças a pedidos de seus usuários. Com apenas 3 meses com esse sistema funcionando, os usuários já pegaram emprestado mais de 400 títulos do catálogo de 3.400 livros. O primeiro serviço de empréstimo digital no Japão ocorreu em 2007, porém não teve tanto sucesso quanto o atual. Tanto O Japão quanto os Estados Unidos enfrentaram os mesmos problemas ao tentar implantar esse tipo de empréstimo no início anos atrás.

Esse sucesso no Japão quanto ao empréstimo de livros digitais com serviço funcionando 24 horas por dia, mais novidades são esperadas para essas bibliotecas. A busca por mais inovações em serviços e atendimento, além de estruturas terão uma maior importância no futuro, graças ao sucesso desse serviço de empréstimo digital. Resta agora a outros países também criar uma estrutura que facilite e torne possível o empréstimo de livros digitais em suas bibliotecas, visando uma maior disseminação de informação e uma maior fomentação da leitura.

As notícias aqui comentadas, e outras sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessadas no Twitter do Abserva Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio.

Referências

PILKINGTON, Mercy. Digital Lending Reaches Japan. [S.l.]: 03 mar. 2015. Disponível em: <http://goodereader.com/blog/e-book-news/digital-lending-reaches-japan&gt;. Acesso em: 10 mar. 2015

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s