Pesquisa no Twitter: Guia sobre dislexia para bibliotecas, e o bibliotecário no contexto tecnológico

A IFLA publicou semana passada um guia para bibliotecas oferecerem serviços para pessoas com Dislexia. Esse documento é uma versão revisada e estendida do último Guia que foi publicado pela IFLA em 2001. Esse guia tem como objetivo ajudar as bibliotecas a promover serviços acessíveis para pessoas com dislexia. Ele pode também ser utilizado para outros grupos de usuários com problemas de leitura. Essa ferramenta é útil tanto para bibliotecários treinados, quanto para funcionários com uma menor experiência que são responsáveis por servir pessoas com dificuldade em ler e aprender.

Ainda sobre a função do bibliotecário, o site Prima publicou um artigo sobre o papel do bibliotecário no contexto tecnológico. Esse artigo descreve as novas funções do bibliotecário no atual cenário da profissão, que é o de enriquecer a experiência do usuário por meio da tecnologia. De fato, hoje em dia as bibliotecas não são apenas um ambiente taciturno com livros empoeirados. A tecnologia está presente em diversas ferramentas e serviços prestados pelas bibliotecas. Além disso, cabe ao bibliotecário estar atualizado com as novas tendências tecnológicas que tenham alguma relação com a busca de informações. É dever do bibliotecário auxiliar os usuários na sua busca por conhecimento, seja quais forem os suportes existentes para a procura de informações.

As notícias aqui comentadas, e outras sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessadas no Twitter do Observa Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio.

Referências

PRICE, Gary. IFLA Publishes “Guidelines for Library Services to Persons with Dyslexia – Revised and Extended”. [S.l.]: 12 mar. 2015. Disponível em: <http://www.infodocket.com/2015/03/12/ifla-publishes-guidelines-for-library-services-to-persons-with-dyslexia-revised-and-extended/>. Acesso em: 15 mar. 2015

PRIMA. O bibliotecário no contexto tecnológico. [S.l.]: 12 mar. 2015. Disponível em: <http://www.prima.com.br/institucional/imprensa/noticias/342/o+bibliotecario+no+contexto+tecnologico>. Acesso em: 15 mar. 2015

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s