Pesquisa no Twitter: “Geobibliotecas”

Nesses últimos dias, me deparei com um termo diferente. Algumas pessoas na minha timeline do twitter estavam twittando bastante, suficiente para que o twitter me notificasse desse acontecimento, sobre o termo Geobibliotecas. Reparei que a maior parte desses tweets vinham do perfil de Julián Marquina. De acordo com ele:

“Apuntando nuevo perfil profesional en las : geobibliotecario…

Entrei em contato com ele, solicitando mais fontes de informações sobre essa “inovação” dentro da profissão bibliotecária. Ele me indicou o livro Geobibliotecas, de Estefanía Aguilar-Moreno e Carlos Granell-Canut. Peço desculpas por algum erro que possa ocorrer na tradução da sinopse do livro, pois não possuo conhecimentos de Espanhol. De acordo com a sinopse, o livro trata de:

Os dados geográficos estão adquirindo cada vez mais importância, tanto social como econômica. A gestão e preservação desses dados devem ser realizados por equipes multidisciplinares compostas tanto por geógrafos ou “informáticos”, como por bibliotecários. 

As bibliotecas e as unidades de informação podem exercer um papel chave no ciclo de vida dos dados geográficos, mediante a aplicação de seus conhecimentos e saber-fazer acumulados, e exercendo um papel dinamizador na comunidade universitária.  Sem embargo, a oferta de serviços de informação geográficos desde as bibliotecas acadêmicas, com larga tradição em alguns países, são percebidos como distantes no contexto espanhol.

Esse livro quer mostrar para a comunidade bibliotecária, de que forma pode-se entrar na revolução dos dados geográficos, participando em sua gestão e beneficiando-se em seu uso.

Ainda não consegui obter muitas informações sobre o tema. É preciso pesquisar para saber se tal perfil profissional nas bibliotecas realmente seria uma inovação válida, e se teria algum futuro na área. Assim que obtiver mais resultados, volto aqui no blog para comentar.

As notícias aqui comentadas, e outras sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessadas no Twitter do Observa Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s