Pesquisa no Twitter: Bibliotecas e seus serviços no NEPAL e no “Baltimore Riots”

Dois eventos estão sendo muito discutidos recentemente nos jornais e na internet. O terremoto que abalou Nepal, e os tumultos de Baltimore.

O MTV News informou que, em Baltimore, as Bibliotecas públicas estão permanecendo abertas durante os tumultos. De acordo com os funcionários, “a comunidade precisa de nós”. Mesmo as bibliotecas que estão localizadas no centro dos tumultos estão abertas. “É para isso que a biblioteca tem sempre permanecido aqui, de crises como essa às consequências de temporais. A biblioteca tem estado aqui. Aconteceu em Ferguson; está acontecendo aqui.” disse o diretor de comunicações Roswell Encina à MTV News. A Biblioteca Pratt recebeu grande suporte no twitter nessa ultima terça de manhã. Com usuários de toda a cidade e os EUA parabenizando a decisão de manter as portas abertas, apesar de estarem do outro lado da rua onde estavam acontecendo os conflitos.

O site Lectura Lab publicou que, no Nepal, a organização sem fins lucrativos READ Global (Educação rural em desenvolvimento), uma rede de bibliotecas comunitárias no Nepal, começou a estabelecer suas atividades e a responder às devastadoras consequências do recente terremoto que ocorreu dia 25 de abril. De acordo com o Library Journal, a READ Global tem estabelecido bibliotecas comunitárias e centros de recursos em zonas rurais em todo o sul da Asia desde 1991. Desde o dia 27, as bibliotecas estão tentando reabrir para com a ajuda da campanha da READ Global, para tentar auxiliar as pessoas que foram afetadas pelos terremotos. Apesar de algumas bibliotecas terem sido afetadas, outras permanecem de pé, necessitando apenas de alguns reparos para que possa receber e ajudar a população.

As bibliotecas possuem não apenas o papel de centro de informação para criação de conhecimento. Sua maior função, é a de servir da melhor maneira possível à comunidade.

Para acessar às fontes, clique nos links presentes nos textos. As notícias aqui comentadas, e outras sobre inovação em biblioteconomia, podem ser acessadas no Twitter do Observa Biblio em: https://twitter.com/observa_biblio.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s